Apresentação

O Departamento Interdisciplinar de Formação Docente tem como objetivo geral produzir, analisar, sistematizar, divulgar e compartilhar saberes, no âmbito da formação de professores e outros agentes da educação, que fundamentem e/ou contribuam para a compreensão e o aprimoramento dos processos educacionais; e para tanto, propõe-se a:

  • Atuar na formação de professores, pesquisadores e demais profissionais e outros agentes de educação nas diferentes modalidades, tanto na formação inicial, nos cursos de graduação, quanto na formação continuada;
  • Atuar, no âmbito de ensino, pesquisa e extensão no que se refere à construção de saberes, especialmente sobre: processos de ensino e de aprendizagem e suas metodologias; práticas de ensino e estágios supervisionados; didática geral e didáticas específicas;
  • Investigar questões e problemas da realidade educacional brasileira relativos aos diferentes níveis e modalidades de ensino, nas diversas áreas e/ou subáreas do conhecimento;
  • Planejar, propor, implementar e avaliar projetos e programas de ensino, pesquisa e de extensão significativos para a área de Educação;
  • Construir com a comunidade, de forma compartilhada, ações que possibilitem a efetiva interlocução entre os profissionais de educação dos diversos níveis e sistemas de ensino e demais agentes da educação, visando à construção e à socialização de conhecimentos na área e à integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover e participar de ações inter e/ou multidisciplinares nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. 

A nova denominação Departamento Interdisciplinar de Formação Docente (DIFD) foi oficializada pela Portaria nº 7.499, de 26 de março de 2025, da Reitoria da UFSCar. A mudança reflete o amadurecimento institucional e acadêmico do antigo Departamento de Metodologia de Ensino (DME), reconhecendo seu papel ampliado na formação de docentes e demais agentes da educação, com atuação articulada entre ensino, pesquisa e extensão.

O Departamento de Metodologia de Ensino (DME) foi criado em 6 de novembro de 1987, como órgão constitutivo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, por meio da Portaria GR nº 466/87. Resultado de uma reorganização interna no CECH, o DME foi desmembrado do antigo Departamento de Tecnologia Educacional e estruturado com base em um corpo docente multidisciplinar, com o objetivo declarado de “contribuir para a formação de educadores”.