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Projetos

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O Estágio Supervisionado enquanto espaço para construção de identidade profissional: desafios da formação inicial para a docência


Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos, no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes:
Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama – Integrante/ Aldemir Caldeira – Coordenador.

Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. (Edital Universal)

 


PIBID UFSCar: Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica e licenciandos. (CAPES)


Descrição: O PIBID/UFSCar que já agregava 05 licenciaturas: Biologia (campi São Carlos e Sorocaba); Física, Matemática e Química (campus São Carlos) e dentro das possibilidades cabíveis no Edital PIBID2009 lançado pela Capes pretende atender mais 08 licenciaturas: Ciências (campus de Araras); Educação Musical, Educação Física, Letras e Pedagogia (campus de São Carlos) e, Física, Matemática e Química; Geografia e Pedagogia (campus de Sorocaba) têm por objetivos: articular e coordenar atividades de prática de ensino, Estágio Supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores de escolas públicas estaduais de São Carlos e Sorocaba, bem como, escolas municipais de Araras e São Carlos e seus alunos, tendo em vista: 1) a Iniciação à Docência dos licenciandos da UFSCar; 2) a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública e 3) a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID/CAPES e as Propostas Curriculares Estadual e/ou Municipal, em vigor. Assim, o PIBID/UFSCar, ao considerar o professor como profissional da prática docente (Perrenoud, 1993) e investigador de sua prática (Ribeiro, 1993) pressupõe que haja, durante a formação inicial e continuada deste, o movimento da mútua recriação da teoria na prática e da prática na teoria. Tal movimento tem fundamentado, no Brasil, os documentos oficiais como, por exemplo, o Parecer CNE/CP 9/2001, Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (9).

Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Renata Gama - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ana Silvia Abreu – Integrante/ Isadora Gregolin – Integrante/ Denise Silva Vilela - Integrante /Jose Artur Fernandes – Integrante/ Ademir Caldeira – Integrante/ Adriana Maamari – Integrante/ Denise de Freitas – Integrante/ Dulcimeire Zanon - Integrante / Josimeire Julio - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.



Produtos educacionais no Mestrado Profissional em ensino de Física e Matemática: itinerários de desenvolvimento, implementação e avaliação, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade. (CAPES)


Descrição: Eixo temático: Educação Continuada (Formação de professores de Física e Matemática) Área de investigação: Abordagens multidisciplinares de áreas de conhecimentos afins.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (11).

Integrantes: Marcos Pires leodoro - Integrante / Ducinei Garcia - Integrante / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante / Angela Aparecida Arndt Gomide Borges - Integrante / Naylor de Oliveira - Integrante / Gisele Romano Paez - Integrante / Renan Cesar Palomino - Integrante / Lucyani Taro da Silva - Integrante / Antonio do Nascimento Gomes - Integrante / Fernando de Almeida Estefen - Integrante / Otávio de Brito Silva - Integrante / Marcio Rogério Cardinal – Integrante/ Maria do Carmo de Sousa - Coordenadora.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

 



Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais


Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3).

Integrantes: Rosane Kloh Biesdorf - Integrante / Marcio da Silva - Integrante / Diogenes Galdino Morais Silva - Integrante / Vanessa Chacon Verdini - Integrante / Cristiane Fernandes de Moura - Integrante / Pedro Garcez e Silva - Integrante / Adriana Mattar Maamari - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 13.



Políticas públicas de autoria no Brasil – uma análise discursiva. (FAPESP)


Descrição: Este estudo objetiva compreender como sentidos de proteção ao autor vêm se estabilizando, tendo em vista novas possibilidades de convergência tecnológica, em que esferas são eliminadas na relação autor/público, o que tem colocado questões ao arquivo jurídico vigente sobre direitos autorais. Discursos de resistência ao modelo atual são postos a circular, configurando-se como falas desorganizadas, falhas que podem levar a uma mexida na aparente completude do arquivo jurídico. Parte-se da hipótese de que o espaço digital vem sendo tomado, por algumas instituições, como um território a ser ocupado e governado/controlado, fruto de um processo de disputa já existente nos espaços urbanos, mas que toma diferentes dimensões por conta do modo de funcionamento do digital. Pretende-se, então, trabalhar as conexões entre o urbano e o digital e seus desdobramentos nas práticas sociais nesses espaços, no que se refere às tomadas de posição do Ministério da Cultura do Brasil frente às questões dos direitos autorais.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenadora / Fernanda Cristina Guerra - Integrante/ Iasmyn da Costa Brecciani - Integrante / Cristian dos santos - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.



Análise sobre a atuação de cuidadores de crianças menores de três anos em comunidades de São Carlos/SP


Descrição: O objetivo é analisar a atuação de cuidadores/as comunitários/as de crianças menores de três anos de comunidades pobres. É consenso que os primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento integral das crianças. As pessoas envolvidas no cuidado de crianças têm um papel essencial no desenvolvimento de ações que maximizem o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades delas e que garantam o direito das crianças à vida saudável. Objetivos especificos: mapear os cuidadores de crianças menores de três anos de idade; identificar conhecimentos, atitudes e percepções dessas pessoas sobre o cuidado prestado às crianças; e realizar rodas de conversa com os cuidadores visando a ampliação dos conhecimentos sobre o cuidado de crianças. Espera-se que o estudo contribua com a ampliação dos conhecimentos sobre cuidadores/as e desenvolvimento infantil, avaliando a possibilidade de implantação de empreendimento econômico solidário a ser constituído pelos/as cuidadores/as.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (10).

Integrantes: C I S Arantes - Integrante / Marcia R. C. Fabbro - Integrante / Rani Rayla - Integrante / Renata Kazumi Takaesu - Integrante / Thaine Cristina Romualdo dos Santos - Integrante / Ellen Cristine Ramdobr Sobrinho - Integrante / Fernanda de Oliveira Furino - Integrante / Flávia Corrêia Porto - Integrante / Mariana Soriano - Integrante / Pâmilla Nayara Alves Mania - Integrante / Rafaela David - Integrante / Vanessa de Oliveira Furino - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Coordenador.

Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.



Mapeamento e Catalogação Inicial de Experiências de Educação Popular em São Carlos/ Inicial


Descrição: Objetivo: Identicar, mapear e produzir um catálogo inicial sobre as práticas e movimentos de Educação Popular e Saúde de São Carlos. A ANEPS Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde é uma instância de interlocução entre movimentos e práticas populares, profissionais de saúde, pesquisadores e técnicos do governo, representados, por centenas de entidades espalhadas pelo país. Estima-se que em São Carlos haja inúmeras práticas de educação popular e saúde, que permanecem na invisibilidade do Sistema de Saúde e da Educação Profissional em Saúde. O objetivo deste projeto é identificá-las, mapeá-las e produzir um catálogo. Para a localização das práticas e movimentos serão consultados responsáveis e pessoas que freqüentam centros comunitários, igrejas etc, e consultados registros e jornais. A seguir serão entrevistadas as pessoas identificadas, elaborado e validado o catálogo junto aos participantes, para elaboração final e divulgação do mesmo. Pretende-se contribuir ao processo de comunicação entre os movimentos e práticas de educação popular e saúde, a formação profissional e a construção de práticas dialógicas em saúde no SUS. Em 2006 foi feito o mapeamento em uma região de São Carlos. Em 2007 foram feitas as entrevistas e elaborado o catálogo o qual sofreu uma primeira validação junto a profissionais de saúde formados e em formação. Para 2008 prevê-se a validação junto aos praticantes e ampliação do mapeamento para uma nova região de São Carlos.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (22).

Integrantes: Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Valéria Oliveira Vasconcelos - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Fábio Gonçalves Pinto - Integrante / Maria Teresa R. Massari - Integrante / Danyelle Rodrigues Pelegrino de Souza - Integrante / Ellys M. de O. Lara - Integrante / Jéssica Valério Moraes - Integrante / Luciana Aki Sasaki - Integrante / Nara Roberta C. M. Silva - Integrante / Bruna Moretti Luchesi - Integrante / Gláucia Bueno Soares - Integrante / Juliana Araujo Trindade - Integrante / Natália Sevilha Stofel - Integrante / Luciana Teixeira Labella - Integrante / Cibele Correa Semeão - Integrante / Fabiana Arruda Xavier - Integrante / Hananiah Tardivo Quintana - Integrante / Maira Do Val Soares - Integrante / Vicente Faggion de Alencar - Integrante / Silvana Faraco de Oliveira - Integrante / Renata Kazumi Takaesu - Integrante / Zildinha Aparecida Camargo - Integrante / Hondina Cabral Fortes - Integrante / Nataly Santile - Integrante / Raquel Moretti Luckesi - Integrante / Murillo Botelho Dias - Integrante.

Financiador(es): Ministério da Saúde e Universidade Federal de São Carlos.

Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 13

 


A educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses)


Descrição: O projeto, com sede no Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", conta com a participação de pesquisadores de diversas IES, especialmente do Estado de São Paulo (UNESP Rio Claro, UNICAMP e USP Ribeirão Preto) tem como objetivos básicos: (A) Concluir a recuperação dos documentos que constituem a produção acadêmica e científica sobre Educação Ambiental no Brasil e organizar o acervo dos documentos referenciados (dissertações e teses); (B) Classificar os documentos referenciados conforme descritores apropriados e produzir catálogos analíticos da produção (impresso e virtual); (C) Identificar algumas das lacunas existentes na produção acadêmica e científica, as quais permitirão o incentivo à produção de novos estudos; (D) Divulgar as informações obtidas mediante o emprego de diferentes mídias; (E) Descrever e analisar os documentos obtidos produzindo estudos do tipo estado da arte conforme focos de interesse; (F) Colaborar com a definição de políticas públicas sobre Educação Ambiental e sobre pesquisa nesta área no país.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ivan Amorosino do Amaral - Integrante / Luiz Marcelo de Carvalho - Coordenador / Clarisse Sumi Kawasaki - Integrante / Dalva M. B. Bonotto - Integrante / Maria Bernardete da S. Carvaalho - Integrante / Rosa Maria F. Cavalari - Integrante / Luiz Carlos Santana - Integrante / Mauricio dos Santos Matos - Integrante / Jorge Megid Neto - Integrante / Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante.



Educação e a prática de amamentação


Descrição: Investigar os processos educativos envolvidos na prática de amamentação.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0).

Integrantes: Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Rosa Maria Castilho Martins - Integrante / Talita de Azevedo Coelho Furquim Pereira - Integrante / Nathália M. Lébeis - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 9.


Processos de formação de educadores e de educação em espaços de participação e controle social. (CAPES)


Descrição: REFERENCIAL TEÓRICO: Pedagogia e Filosofia da libertação OBJETIVO: estudo de processos educativos em práticas sociais envolvendo as temáticas de educação, direitos humanos e formação dos cidadãos; movimentos e ações sociais; formação de educadores sociais; saúde, desenvolvimento de condições de vida e fortalecimento de comunidades. REFERENCIAL METODOLÒGICO: Pesquisa Etnográfica, Pesquisa Participante, Analise Qualitativa em Educação.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2).

Integrantes: Ana Maria Giusti Barbosa - Integrante / Ana Cristina dos Santos Vangrelino - Integrante / Ligia Maria Portela da Silva - Integrante / Daniel M. Carneiro - Integrante / Djalma Ribeiro Junior - Integrante / Erivelto Santiado - Integrante / Roberta Bergamasco - Integrante / Erica Ueno Morya - Integrante / Kelly Cristina Zambrano - Integrante / Iraí Maria de Campos Teixeira – Integrante/ Maria Waldenez de Oliveira - Coordenadora.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade Federal de São Carlos.

Número de produções C, T & A: 46 / Número de orientações: 19.



Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção e avaliação


Descrição: O projeto tem como objetivo construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) de professores dos anos iniciais (1o a 5o anos) do ensino fundamental e simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2).

Integrantes: Aline Maria Medeiros Reali - Coordenador / Daniela Dotto Machado - Integrante.



Autoria e Plágio – Questões discursivas e efeitos na formação docente


Descrição: Novos modelos de construção e de circulação de bens culturais significam diferentes relações entre produtor e público, trazendo questionamentos aos sentidos de direitos autorais instituídos por leis e tratados nacionais e internacionais, em um confronto entre regulação e transgressão. Esse confronto coloca às vistas um jogo de forças entre discursividades, como a do copyright e a do copyleft, passando por outras nem sempre admitidas, mas fortemente presentes na sociedade; esse entrecruzamento de discursividades em conflito atinge o atual modelo brasileiro de garantias ao autor, no que se refere, especialmente, aos seus direitos quanto à reprodução de sua obra. O foco de nossa pesquisa incide sobre essa questão da reprodução de obras e os sentidos de autoria, tendo em vista, especialmente, as novas possibilidades oferecidas pelos ambientes digitais. A partir da fundamentação teórica da Análise de Discurso, especialmente os autores Pêcheux, Foucault e Orlandi, tomamos como objeto tanto os discursos que circulam nos cursos Leitura/Escrita e Tecnologias Digitais na Educação e Aciepe Autoria e Plágio oferecidos, por nós, à distância, tendo o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, quanto notícias que circulam na mídia jornalística brasileira, impressa e virtual, de casos envolvendo plágios, bem como o site do Ministério da Cultura, em sua seção Direitos Autorais. Quais os sentidos que professores e alunos fazem circular sobre autoria e plágio em tempos de internet? Qual o peso da materialidade nas relações discursivas? Quais os possíveis efeitos das formulações das notícias sobre plágio na constituição de um imaginário sobre autoria, ética e práticas de aprendizagem no espaço escolar? Qual o papel do Estado na relação entre proteção ao autor e acesso às obras? Essas são algumas das questões que nos mobilizam. As análises iniciais apontam para o fortalecimento de redes econômicas periféricas de distribuição, para a existência de modelos mais flexíveis de licenças.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3).

Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Coordenador.



Ensino de Física e Educação Básica: pensamento científico, padrões de resistência e relações de colaboração


Descrição: O projeto tem como foco a investigação do efeito nos estudantes de um repertório de materiais didáticos, propostas, atividades curriculares e práticas pedagógicas baseadas em pesquisa que articulem o pensar e o pensamento científico, o engajamento e a colaboração entre pares. Elegemos especialmente materiais didáticos e atividades de ensino baseadas em pesquisa por elas, em princípio, serem capazes de estimular a iniciativa e a reflexão dos estudantes em sala de aula. Propomo-nos a investigar os processos de aprendizagem envolvidos no uso desses materiais em diferentes realidades escolares com a compreensão de que adaptações em escala são sempre necessárias.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Arnaldo de Moura Vaz - Integrante / Alexandre Fagundes Faria - Integrante / Josimeire Meneses Julio - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.



Estado da arte sobre Educação em Astronomia e Química no Brasil


Descrição: Nas últimas décadas ocorreu um crescimento significativo da produção científica brasileira na área de Educação em Ciência e, mais especificamente nas áreas de Química e Astronomia. Mesmo assim, ainda é pouco divulgada e estudada tal produção visando suas contribuições para a educação em todos os níveis e para os pesquisadores da área de educação nestas ciências. Com o crescimento dos programas de Pós-Graduação na área, estudos de revisão deste tipo têm sido cada vez mais necessários. Dessa forma, faz-se necessária a realização de estudos periódicos de revisão bibliográfica sobre tal produção em teses e dissertações, anais de eventos e artigos publicados em periódicos, em estudos conhecidos pela denominação Estado da Arte . Neste contexto, o objetivo principal do projeto consiste em identificar e analisar as principais características da produção, no Brasil, das pesquisas no campo da Educação em Astronomia e também em Química. Para isto, pretende-se recorrer a teses e dissertações defendidas desde o início dos anos 1970 no Banco de Teses da CAPES, no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) da Faculdade de Educação da UNICAMP e junto a Programas de Pós-Graduação. Também se pretende reunir trabalhos apresentados em congressos bem como artigos publicados em periódicos nas áreas mencionadas, analisá-los e estudá-los. Com a leitura destes documentos, pretende-se classificá-los segundo os descritores: Autor, instituição, ano da publicação, grau de titulação (no caso de teses e dissertações), nível escolar abrangido no estudo, foco temático e gênero de trabalho acadêmico. Assim, podem-se verificar as características de cada produção, identificando suas tendências e as lacunas que porventura existam. Além disso, pode-se buscar entender os fatores que explicam e condicionam tais tendências e também fazer discussões à luz de referenciais teórico-metodológicos que discutam estas produções.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3).

Integrantes: Paulo Sergio Bretones - Coordenador.



História e Política Educacional: Licenciatura em Matemática da UFSCar. (CNPq)


Descrição: O projeto se insere nas discussões atuais em torno das diretrizes curriculares para formação de professores de matemática. O objetivo geral é estabelecer relações entre o contexto sócio-político e diferentes períodos da educação matemática no Brasil. O objetivo específico é, na perspectiva metodológica de um estudo de caso, estudar o curso de formação de professores de matemática pela UFSCar na ocasião de sua criação na década de 70, relacionando-o com o movimento educacional internacional denominado Matemática Moderna e com o contexto político educacional. O projeto prevê pesquisa bibliográfica sobre cursos anteriores à reforma universitária de 1968 e a constituição e análise de documentos tal como grades curriculares e legislações correspondentes, catálogo para alunos, levantamento da formação dos professores que atuavam no curso de matemática neste período.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1).

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de orientações: 2.



Experiencias de utilización de TIC: construcción de una red virtual de investigadores


Descrição: Projeto em colaboracão internacional com a Universidad de Valladolid. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto objetivam: a) a análise de documentação e pesquisas relacionadas com a Sociedade da Informação e Novas Tecnologias; b) o intercâmbio de experiências de utilização, metodologias e técnicas didáticas no uso de Novas Tecnologias; c) a elaboração de espaço virtual para difusão de dados e comunicação e d) o intercâmbio de conteúdos digitais.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Miguel López Coronado - Integrante / Beatriz Sainz de Abajo - Integrante.

Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Auxílio financeiro.



A abordagem CTS na produção dos conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para a educação científico-tecnológica no âmbito escolar


Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de cooperação internacional entre Brasil e Argentina apoiado pelo CAPES/MINCYT REDE 007-12. A meta global do projeto é o desenvolvimento de um modelo teórico-metodológico para analisar perspectivas CTS na produção de conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para uma Educação Científica e Tecnológica crítica no âmbito escolar brasileiro e argentino. Mais especificamente os objetivos são: i) Desenvolver um aprofundamento teórico-metodológico sobre as concepções CTS voltados para a Educação Científico-Tecnológica crítica, a partir do estudo e análise do movimento CTS, tendências curriculares, perspectivas e literatura corrente nos dois países; ii) Construir um quadro de referências para a análise da inserção CTS em materiais didáticos considerando as novas questões socioambientais emergentes na atualidade e as reconcepções sobre o papel da Ciência e da Matemática no desenvolvimento socioeconômico; iii) Analisar materiais didáticos buscando identificar os pressupostos CTS presentes em seus discursos textuais e imagéticos a partir de critérios analíticos elaborados pela equipe segundo referenciais defendidos, considerando as especificidades das realidades brasileira e argentina; iv) Sistematizar indicadores que possam orientar a elaboração de materiais didáticos numa perspectiva CTS considerando os aportes teóricos dos estudos culturais tais como aspectos relacionados à problematização das relações ciência e cultura.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (3).

Integrantes: Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Coordenador / Isabela Custódio T. Bozzini - Integrante / Anna Regina L. de Moura - Integrante / Antonio Carlos R. Amorim - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Ofelia Agoglia - Integrante / Valeria Caroglio - Integrante / Patricia Pons - Integrante / Ariel Amadio - Integrante / María Ximena Erice - Integrante / Cristina Moretti - Integrante / Lilia Micaela Dubini - Integrante / María Graciela Gómez - Integrante / Graciela Vallecillo - Integrante / Blanca Raquel Benítez - Integrante / Laura Patricia Perucca - Integrante / Mariana Martinello - Integrante / Carlos Passera - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.



Iniciação a docência compartilhada no curso de licenciatura em Matemática


Descrição: O projeto tem como objetivo de identificar as potencialidades e os limites de dois instrumentos formativos, utilizados em conjunto, os diários reflexivos escritos e a discussão compartilhada da prática em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa parte de alguns pressupostos da área de formação de professores, como: a fase inicial da carreira, a escrita reflexiva do professor e o processo de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para a coleta de dados serão utilizados dois espaços da formação inicial: Disciplinas de Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica e o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Espera-se que os resultados contribuam para compor conhecimentos, em especial, para formadores de professores sobre a utilização de instrumentos que possibilitem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1).

Coordenação: Renata P. Gama.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4.



O papel da contextualização nos exames nacionais do ensino médio antes e depois de 2009: uma análise a partir da área de ciências naturais e suas tecnologias


Descrição: Diante das diferentes interpretações e leituras dos sentidos dados à contextualização dos documentos oficiais brasileiros, o presente projeto foca a atenção nos Exames Nacionais para o Ensino Médio (ENEM), particularmente naquelas que envolvem o conhecimento da área de Ciências da Natureza, buscando, a partir da análise das questões presentes em suas várias edições depreender, das situações apresentadas e contextos abordados, os papéis que a contextualização vem assumindo nos processos avaliativos do ensino médio brasileiro. Paralelamente tem-se como objetivo contribuir para a discussão sobre o papel da contextualização nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais trazendo novos elementos de análise. O projeto tem, portanto, como meta global o desenvolvimento de uma proposta de modelo teórico metodológico de plano curricular cujos aspectos centrais sejam os diferentes contextos e papeis da contextualização nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais, com destaque para a avaliação dos processos de aprendizagem. Como metas específicas, a formação de uma rede de pesquisadores para investigar os formatos assumidos pelos exames utilizados nos processos avaliativos nacionais e suas implicações no âmbito do currículo abordando questões relacionadas à teorização conceitual das abordagens contextualizadas do conhecimento na perspectiva da compreensão do processo em seus diferentes aspectos.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Frederico Augusto Toti - Integrante / Luciano F. Silva - Integrante / Jose Artur Barroso Fernandes - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.




A formação de professores de química privilegiando a pesquisa e os conhecimentos práticos


Descrição: Este projeto foi concebido de acordo com as orientações do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da UFSCar que preconiza, dentre outros, uma formação que privilegie a reflexão e os conhecimentos práticos, estimulando o professor a tornar-se responsável por sua formação ao longo de sua atuação profissional. Neste sentido, o mérito da articulação do ensino com a pesquisa no âmbito da formação de professores está na possibilidade de que esta última problematize a complexidade da realidade educacional, ressignificando a compreensão dos estudantes, ao mesmo tempo em que os capacita para se defrontarem com essa realidade de modo fortalecido, capazes, portanto, de promoverem respostas comprometidas e criativas aos desafios encontrados ao longo da atuação profissional.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Coordenador.



Narrativas na formação inicial em Pedagogia e na formação contínua de professores iniciantes


Descrição: A investigação envolve licenciandos em Pedagogia e professores iniciantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, egressos do curso de Pedagogia, que possuem uma aproximação temporal no sentido de que uns estão próximos de iniciar-se na docência e outros estão há apenas alguns anos do seu tempo de estudante. O objetivo é compreender o desenvolvimento profissional docente dos participantes em grupo colaborativo por meio de narrativas de formação em duas perspectivas. A primeira delas enfoca a trajetória de formação vivida, sua experiência como estudante, expectativas, dificuldades etc. A outra, engloba as dificuldades e dilemas do inicio da docência, bem como aprendizagens individuais e coletivas construídas nas ações de planejamento, desenvolvimento e a avaliação de experiências de ensino e aprendizagem de acordo com as necessidades formativas indicadas pelos participantes.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2).

Integrantes: Renata P. Gama – integrante/ Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Aninciato de Oliveira - Coordenador / Alessandra Cardoso de Moraes - Integrante / Alessandra Moraes - Integrante / Filomena Monteiro - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

 

Atividade de ensino na formação de professores: unidade dialética entre teoria e prática.  (CNPq)



Descrição: Os objetivos principais deste projeto de pesquisa são: 1) ampliar os estudos teóricos que temos feito sobre os conceitos de atividade de ensino e de atividade orientadora de ensino e 2) estudar, teoricamente, a historiografia da Matemática e suas relações com a perspectiva lógico-histórica, uma vez que, temos defendido que, o lógico-histórico pode se configurar enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática, a partir do desenvolvimento de atividades de ensino. As perguntas que norteiam a investigação são: 1) A que história estamos nos referindo quando pensamos em elaborar atividades de ensino, na perspectiva lógico-histórica? 2) Que relações pode haver entre a história do conceito e a historiografia da Matemática? 3) Como elaborar atividades de ensino na perspectiva lógico-histórica que possam orientar o ensino de Matemática na Educação Básica?. 

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Manoel Oriosvaldo de Moura - Integrante.


Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.