Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial News Concurso de Pesquisa Negras e Negros nas Ciências
« Setembro 2017 »
SeTeQuQuSeSaDo

Concurso de Pesquisa Negras e Negros nas Ciências

Projeto de docente do DME é contemplado em concurso da Fundação Carlos Chagas, para realização de diagnósticos e estudos que identifiquem a participação ou não de negras e negros no campo das ciências exatas, biológicas, da saúde e tecnológicas. O projeto fará seleção de estudantes para atuar nesta pesquisa.

O projeto Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas, apresentado pela Profa. Dra. Carolina Rodrigues de Souza, docente do Departamento de Metodologia de Ensino,  do Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar, foi contemplado no Concurso da Fundação Carlos Chagas, intitulado "Negras e Negros nas Ciências".

O concurso tinha por objetivo financiar projetos com o propósito da realização de diagnósticos e estudos, para a identificação da participação ou não de negras e negros no campo das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.

O projeto selecionado pretende investigar os "meandros, contextos e fatores que influenciam a decisão de jovens, universitários e pre-vestibulandos da UFSCar, sobre a opção de cursar ou não uma carreira da área de Ciências Naturais ou Tecnológicas". A intenção é contribuir para a discussão relativas às "disparidades raciais na formação de profissionais dessas áreas apontando, por meio da análise da trajetória dos participantes, as questões sociais, econômicas, culturais e outras que possam perpassar escolhas, decisões e indecisões".

O projeto fará seleção de estudantes autodeclarados negras/os para atuar na pesquisa do projeto.

Fazem parte da equipe deste projeto:

Prof. Dr. Douglas Verrangia - DME

Profa. Alice Helena Campos Pierson - DME